Matosinhos Art: Exposição 25 Anos
Realidade aumentada
Aplicação

Município de Matosinhos

2021

Image


“25 anos depois. Coleção de arte municipal 1995-2020” foi uma exposição retrospetiva dos últimos vinte e cinco anos de aquisições de obras de arte nos quais a autarquia de Matosinhos tem investido para enriquecer o seu acervo artístico de carácter público, tornando-a uma das mais importantes coleções municipais.

 

Por forma a criar uma maior proximidade com o seu público e, igualmente, responder a uma necessidade de adaptação à era digital, foi desenvolvida de raíz a app “Matosinhos Art”, que neste caso estaria dedicada à exposição acima referida.


Ao visitarem os 3 espaços que compõe a exposição, todos os visitantes são convidados a realizar o download da App gratuitamente, por forma a conhecer mais sobre as obras e os artistas, mas também para aceder a conteúdos exclusivos de Realidade Aumentada.


Durante a experiência de realidade aumentada, podemos observar conteúdos animados em 2D e em 3D que dão vida às obras de arte. Assim, ao apontarem com o seu dispositivo móvel para os quadros selecionados será possível observar, por exemplo, um dos famosos Robots de Augusto Gomes a tentar desemaranhar-se dos arames que o rodeia, ou os castiços Saltimbancos da Rua do Godinho, do mesmo artista, a perfomar para o público.

 

A exposição esteve em cena durante 2 meses em 3 locais distintos: na Galeria Municipal de Matosinhos, no Atrium do Paços do Concelho e no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

Image
Image