Image
Casa-Museu Interactiva Rézio
Design de ambientes
Realidade aumentada
Produção de conteúdos
Aplicação

Município de Borba

2021

Em equipa com:

Stripeline

Sejam bem-vindos à Casa-Museu Interativa da família Rézio, em Borba.


A outrora Adega da família foi adaptada e transformada num espaço de partilha de conhecimento sobre o processo de produção do Vinho de Talha, ali realizado durante décadas, e sobre as tradições alentejanas e da família borbense.


Começamos por contar a história através de uma mesa iluminada, que abraça e desenha a museografia da antiga adega da família. Sobre ela ilustramos os vários passos do processo de produção do vinho de talha, recorrendo também a objetos de uso desta arte que enquadram cada a ilustração.


Para ajudar à interpretação, foram disponibilizados tablets com uma aplicação de realidade aumentada. Ao apontarem com o dispositivo para as ilustrações presentes na mesa, todos os visitantes podem não só observar as ilustrações em formato animado, como participar na produção do vinho de talha, através de um jogo. Na app podem igualmente encontrar informação mais detalhada sobre a família e a cidade de Borba.

Image
Image

Porque a adega da família Rézio também havia sido palco de diversos eventos para os habitantes da cidade, era igualmente um desejo manter essa tradição. Assim, na sala que segue à exposição principal, foi criado um espaço de memória e de costumes.


O centro é ocupado por uma mesa, local de convívio e partilha de costumes alentejanos, sobre a qual expomos provérbios e expressões típicas de Borba.


As paredes caiadas cravam a memória em fotografias e, ao fundo, uma projeção animada conta a história da tradição milenar do Vinho de Talha. 

Image