Centro Interpretativo do Vinho de Talha
Design de ambientes
Realidade aumentada
Produção de conteúdos
Aplicação

Município da Vidigueira

2021

Prémios:

APOM 2021: Coleção Visitável, Menção Honrosa

Em equipa com:

Stripeline

Situado em Vila de Frades, o CIVT  é um espaço de divulgação de um saber-fazer com mais de 2000 anos: a produção do vinho de talha.


O ponto de partida para este projeto foi a construção de uma história que se divide nos seguintes capítulos: o Território, a História Milenar, a Cultura da Vinha, o Processo de Produção, culminando numa Taberna, onde se prova o vinho novo.

Image
Image

Para a criação do ambiente, fomos buscar inspiração à própria temática e, assim, a cortiça, a madeira e o vidro verde-garrafa foram materiais propositadamente utilizados para dar corpo ao discurso museológico pretendido.


Entre as duas salas que compõem a exposição, foi desenvolvida uma passagem em formato de Talha totalmente revestida a rolhas de cortiça, que abraça o visitante e divide o percurso entre o exterior/interior da adega, e que representa em si uma experiência sensorial, seja a nível visual, táctil ou olfativo.


A museografia do CIVT tem duas camadas de leitura. A primeira mais visual, gráfica e expositiva, que explica todos os temas de forma clara e acessível; A segunda é uma camada digital, acessível através de uma app de realidade aumentada, presente nos tablets disponíveis para o efeito, que permite ao visitante aceder a conteúdos adicionais e observar um conjunto de animações que ajudam à interpretação de todos os capítulos da exposição.

Image

No Alentejo, a Taberna era em tempos o ponto de encontro para socializar, acertar trabalho e saber as novidades. O vinho regava as conversas e tornava todo o ambiente mais descontraído, assim era importante criar um espaço dedicado à taberna.


Neste espaço, com o mobiliário adequado, vamos encontrar uma experiência mais sensorial que visa permitir aos visitantes sentir a “alma do vinho”, cheirando a pez, observando as belas paisagens da região ou ouvindo provérbios e dizeres das gentes.


E ao centro, uma mesa de madeira maciça convida os visitantes a sentar e a deixar-se levar pela poesia do vinho, das paisagens e pessoas da Vidigueira, através de um video mapping que ocupa a totalidade do tampo. Esta mesa foi pensada para não só ser utilizada como suporte à projeção do filme, mas também para lembrar o convívio.


Para cativar miúdos e graúdos, foi desenvolvido um jogo, dentro da aplicação, que acompanha as várias temáticas da exposição e que desafia cada um a aplicar os conhecimentos adquiridos em cada momento da visita ao CIVT.

Image