Estas são algumas das histórias que ajudámos a contar

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Design de ambientes
Aplicação
Vídeo mapping interativo
Produção de conteúdos
Realidade aumentada
Realidade virtual
Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

Município de Elvas

É o maior museu da sua temática presente no Alentejo. Um projeto museográfico e de ambiente digital assente no presente e no passado, nas pessoas e nos objetos.

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Museu do Côa

Fundação Côa Parque

Uma narrativa digital, que funciona como uma nova layer de conhecimento sobre o percurso expositivo existente no Museu.

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Mercado de Escravos

Município de Lagos

Um passado obscuro, que importa existir, transformado em espaço de memória.

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Gabinete Ernesto Korrodi

Município de Leiria

Uma mesa de trabalho, com a qual todos os visitantes podem interagir e melhor conhecer a pessoa e a sua obra.

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Centro Interpretativo do Vinho de Talha

Município da Vidigueira

Um espaço de divulgação de um saber-fazer com mais de 2.000 anos: a produção do Vinho de Talha.

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Matosinhos Art: Exposição 25 Anos

Município de Matosinhos

Uma aplicação que permite dar vida aos quadros da coleção de arte municipal.

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Fishanário

Pavilhão do Conhecimento

Uma experiência que convida pequenos e graúdos a mergulhar até às profundezas do mar, à boleia dos 5 sentidos.

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Casa-Museu Interactiva Rézio

Município de Borba

A outrora Adega da família Rézio foi adaptada e transformada num espaço de partilha de conhecimento sobre o processo de produção do Vinho de Talha, ali realizado durante décadas.

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Arraiolos ao longo dos séculos

Município de Arraiolos

Uma janela direta para o passado, onde recriamos em 3D o ambiente vivido na Praça do Município da vila dos séc. XIV, XVI e XX.

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BispoGo! Percursos Gamificados

Município de Vila do Bispo

Uma aplicação que desafia habitantes e turistas à conquista da vila.

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Exposição "Crianças entre Crianças"

Município de Ourém

Uma narrativa que se desenvolve em torno da mesa de refeições, pela sua importância no seio familiar e quotidiano de uma família portuguesa.

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40 Anos Universidade do Algarve

Universidade do Algarve

Uma exposição itinerante e interativa, articulada com dois grandes temas: o Passado e o Futuro.

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Fashion in the Sky

Amoreiras Shopping Center

Um portal imaginário que permite aos visitantes interagir com manequins, que se encontram suspensos na clarabóia central do centro comercial.

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Aluminium Booth

Dusseldorf, Alemanha

Um stand inovador para a Navarra Alumínio, que marcou a diferença na Feira Messe Dusseldorf.

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Museu de Portimão

Município de Portimão

Uma aplicação de realidade aumentada, que nos leva além do espaço em que a história é contada.

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40 Anos da Constituição

Assembleia da República

A exposição temporária sobre os 40 anos da constituição portuguesa contou com um livro aumentado e um video mapping interactivo.

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Quinta da Regaleira 4.0

Município de Sintra | Parques Sintra

Uma aplicação de realidade aumentada, que faz de guia à visita.

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Estes são alguns dos projetos financiados que temos em curso

Entre Mnemosine e Terpsícore - Património e dança para a promoção do pensamento crítico


O projeto


O projeto tem como objetivo a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo à criatividade entre alunos dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, com a dança contemporânea como ferramenta de mediação.


Vai decorrer no Palácio Nacional de Sintra, em Portugal, e no Museu Palácio Wilanow, na Polónia e pretende igualmente fortalecer a participação das comunidades locais em sítios até agora visitados maioritariamente por turismo internacional.

Apoios

Esta parceria envolve o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka", de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, sediada em Madrid; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva.


O projecto arrancou em março de 2021 e tem a duração de dois anos. O financiamento é assegurado pela União Europeia.

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LEIA - Ação integrada para o setor dos artigos de pele


O projeto


O projeto prevê conceber, desenvolver e testar um novo perfil profissional e oportunidades de formação, baseadas em metodologias Inovadores de base tecnológica e aprendizagem baseada no trabalho, combinadas com ações de mobilidade de formadores e formandos, em consonância com as necessidades reais das empresas.


Prevê uma disseminação a nível nacional e europeu, impulsionando a capacidade de criação de mão de obra de alta qualidade, promovendo o empreendedorismo de novos designers, novos talentos e o desenvolvimento de uma nova geração de fabricantes de artigos de pele altamente qualificados, orientados para produtos de alta qualidade para fortalecer o setor dos artigos de pele de alto valor acrescentado em toda a Europa.

Apoios

Esta parceria envolve quatro entidades de formação profissional de Portugal, Itália, Espanha e  Roménia, em cooperação com duas empresas fabricantes de artigos de pele de Portugal e Itália, a Belcinto e a Leu Locati, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a byAR, que decidiram trabalhar no sentido de desenvolver respostas inovadoras de educação e formação profissional. 


O projecto arrancou em Outubro de 2019 e termina em Março de 2022. Co-financiado pela União Europeia. 

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HOUDINI - Conteúdos imersivos para património com história


O projeto


O projeto Houdini tem como objetivo dinamizar o setor do turismo, proporcionando experiências imersivas e interativas, quer presencialmente ou via remota, através de tecnologia de realidade aumentada, e interação por voz.


Este serviço será disponibilizado quer para os utilizadores fisicamente presentes, quer como via serviço de streaming. Pretende-se conceber uma solução que permita ao visitante (presencialmente ou via internet) de um património cultural (palácio, castelo, etc.), observar, em realidade aumentada, representações (ou recriações de cenas históricas) contextualizadas e perguntar sobre o passado histórico destes locais.


Estas informações podem ser facultadas por personagens históricos, que habitaram permanentemente no local ou que o visitaram temporariamente, de acordo com os atuais registos históricos. Estes personagens devem ser bastante realistas (fisionomia, roupa, traços faciais, etc.).

Apoios

Esta parceria envolve a byAR, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Voice Interaction e a Fundação Côa Parque.


O projecto arrancou em Março de 2021 e conclui em Junho de 2023. Financiado pela União Europeia.

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Shoes (Choose) Your Life - Uma nova abordagem educativa para empregos STEAM


O projeto


SYL concentra-se nos jovens entre o 7º e o 9º ano e visa sensibilizá-los para a escolha de uma profissão baseada na indústria.


Pretende-se destacar a indústria moderna, digital e "inteligente" dos nossos dias e na forma como pode atrair jovens, dentro destas idades, no quadro da indústria 4.0.


A indústria do calçado é o sector de actividade seleccionado para este projecto, abraçando totalmente os desafios da i4.0 e oferecendo uma vasta gama de empregos e oportunidades STEAM (Scientific Technology Engineering Arts & Maths) para jovens, aliando talento, criatividade e atitude positiva e crítica a uma nova geração de indústria de bens de consumo de topo de gama com elevados padrões de empregabilidade.

Apoios

Esta parceria envolve o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado Português); escolas de Portugal (Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior), Itália (Istituto Omnicomprensivo Rosselli Rasetti) e Roménia (Colegiul National Economic Gheorghe Chitu Cracovia); a Think Young, um think tank para jovens na Bélgica; e a byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e soluções baseadas em realidade aumentada e imersiva.


O projecto teve início em Outubro de 2021 e terá a duração de dois anos. O financiamento é da União Europeia.

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