Estas são algumas das histórias que ajudámos a contar
Filtrar por área
Município de Loulé
Um edifício em ruínas e um grande quintal escondiam as estruturas de uma casa senhorial do séc. XVI. Oculto sob os pavimentos desta casa, descobriu-se um Hammam, ou seja, uma complexo de banhos públicos islâmicos, único em Portugal pelo seu estado de conservação. Um importante capítulo para a história de Loulé.

Município de Elvas
É o maior museu da sua temática presente no
Alentejo. Um projeto museográfico e de ambiente digital assente no presente e no passado, nas pessoas e nos objetos.

Fundação Côa Parque
Uma narrativa digital, que funciona como uma nova layer de conhecimento sobre o percurso expositivo existente no Museu.

Município de Lagos
Um passado obscuro, que importa existir, transformado em espaço de memória.

Município de Leiria
Uma mesa de trabalho, com a qual todos os visitantes podem interagir e melhor conhecer a pessoa e a sua obra.

Município da Vidigueira
Um espaço de divulgação de um saber-fazer com mais de 2.000 anos: a produção do Vinho de Talha.

Município de Matosinhos
Uma aplicação que permite dar vida aos quadros da coleção de arte municipal.

Pavilhão do Conhecimento
Uma experiência que convida pequenos e graúdos a mergulhar até às profundezas do mar, à boleia dos
5 sentidos.

Município de Borba
A outrora Adega da família Rézio foi adaptada e transformada
num espaço de partilha de conhecimento sobre o processo de produção do Vinho de Talha, ali realizado durante décadas.

Município de Arraiolos
Uma janela direta para o passado, onde recriamos em 3D o ambiente vivido na Praça do Município da vila dos
séc. XIV, XVI e XX.

Município de Vila do Bispo
Uma aplicação que desafia habitantes e turistas à conquista da vila.

Município de Ourém
Uma narrativa que se desenvolve em torno da mesa de
refeições, pela sua importância no seio familiar e quotidiano de uma família portuguesa.

Universidade do Algarve
Uma exposição
itinerante e interativa, articulada com dois grandes
temas: o Passado e o Futuro.

Amoreiras Shopping Center
Um portal imaginário que permite aos
visitantes interagir com manequins, que se encontram suspensos na clarabóia central do centro comercial.

Dusseldorf, Alemanha
Um stand
inovador para a Navarra Alumínio, que marcou a diferença na Feira Messe Dusseldorf.

Município de Portimão
Uma aplicação de realidade aumentada, que nos leva além do espaço em que a história é contada.

Assembleia da República
A exposição temporária sobre os 40 anos da constituição portuguesa contou com um livro aumentado e um video mapping interactivo.

Município de Sintra | Parques Sintra
Uma aplicação de realidade aumentada, que faz de guia à visita.

Estes são alguns dos projetos financiados que temos em curso
Entre Mnemosine e Terpsícore - Património e dança para a promoção do pensamento crítico
O projeto
O projeto tem como objetivo a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo à criatividade entre alunos dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, com a dança contemporânea como ferramenta de mediação.
Vai decorrer no Palácio Nacional de Sintra, em Portugal, e no Museu Palácio Wilanow, na Polónia e pretende igualmente fortalecer a participação das comunidades locais em sítios até agora visitados maioritariamente por turismo internacional.
Apoios
Esta parceria envolve o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka", de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, sediada em Madrid; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva.
O projecto arrancou em março de 2021 e tem a duração de dois anos. O financiamento é assegurado pela União Europeia.

LEIA - Ação integrada para o setor dos artigos de pele
O projeto
O projeto prevê conceber, desenvolver e testar um novo perfil profissional e oportunidades de formação, baseadas em metodologias Inovadores de base tecnológica e aprendizagem baseada no trabalho, combinadas com ações de mobilidade de formadores e formandos, em consonância com as necessidades reais das empresas.
Prevê uma disseminação a nível nacional e europeu, impulsionando a capacidade de criação de mão de obra de alta qualidade, promovendo o empreendedorismo de novos designers, novos talentos e o desenvolvimento de uma nova geração de fabricantes de artigos de pele altamente qualificados, orientados para produtos de alta qualidade para fortalecer o setor dos artigos de pele de alto valor acrescentado em toda a Europa.
Apoios
Esta parceria envolve quatro entidades de formação profissional de Portugal, Itália, Espanha e Roménia, em cooperação com duas empresas fabricantes de artigos de pele de Portugal e Itália, a Belcinto e a Leu Locati, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a byAR, que decidiram trabalhar no sentido de desenvolver respostas inovadoras de educação e formação profissional.
O projecto arrancou em Outubro de 2019 e termina em Março de 2022. Co-financiado pela União Europeia.

HOUDINI - Conteúdos imersivos para património com história
O projeto
O projeto Houdini tem como objetivo reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, proporcionando experiências imersivas e interativas, quer presencialmente ou via remota, através de tecnologia de realidade aumentada, e interação por voz.
Este serviço será disponibilizado quer para os utilizadores fisicamente presentes, quer como via serviço de streaming. Pretende-se conceber uma solução que permita ao visitante (presencialmente ou via internet) de um património cultural (palácio, castelo, etc.), observar, em realidade aumentada, representações (ou recriações de cenas históricas) contextualizadas e perguntar sobre o passado histórico destes locais.
Estas informações podem ser facultadas por personagens históricos, que habitaram permanentemente no local ou que o visitaram temporariamente, de acordo com os atuais registos históricos. Estes personagens devem ser bastante realistas (fisionomia, roupa, traços faciais, etc.).
Apoios
Esta parceria envolve a byAR, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Voice Interaction e a Fundação Côa Parque.
O projecto arrancou em Março de 2021 e conclui em Junho de 2023. Financiado pela União Europeia.

Shoes (Choose) Your Life - Uma nova abordagem educativa para empregos STEAM
O projeto
SYL concentra-se nos jovens entre o 7º e o 9º ano e visa sensibilizá-los
para a escolha de uma profissão baseada na indústria.
Pretende-se destacar a
indústria moderna, digital e "inteligente" dos nossos dias e na forma
como pode atrair jovens, dentro destas idades, no quadro da indústria 4.0.
A
indústria do calçado é o sector de actividade seleccionado para este projecto,
abraçando totalmente os desafios da i4.0 e oferecendo uma vasta gama de
empregos e oportunidades STEAM (Scientific Technology Engineering Arts &
Maths) para jovens, aliando talento, criatividade e atitude positiva e crítica
a uma nova geração de indústria de bens de consumo de topo de gama com elevados
padrões de empregabilidade.
Apoios
Esta parceria envolve o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado Português);
escolas de Portugal (Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior), Itália (Istituto
Omnicomprensivo Rosselli Rasetti) e Roménia (Colegiul National Economic
Gheorghe Chitu Cracovia); a Think Young, um think tank para jovens na Bélgica;
e a byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e soluções baseadas em
realidade aumentada e imersiva.
O projecto teve início em Outubro de 2021 e terá a duração de dois anos. O
financiamento é da União Europeia.

SHOE 5.0 - Preparação para a indústria 5.0 do calçado
O projeto
O projeto Shoe 5.0 tem como principal objetivo preparar o setor do calçado da UE com as competências necessárias para abraçar o desafio da transição para uma indústria sustentável, centrada no ser humano e resiliente, fazendo uso das mais recentes tecnologias e abordando a implementação da Indústria 5.0.
A ação está alinhada com o Pacto Europeu pelas Competências para os setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado (EU TCLF Pact for Skills) para requalificar trabalhadores, aliando benefícios também para as empresas e para a sociedade. Os resultados do projeto contribuirão para garantir que os trabalhadores adquiram as competências necessárias para apoiar a transição ecológica e digital nas fábricas de calçado em toda a Europa.
Apoios
Esta parceria envolve a Edit Value® (Portugal), o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP, Portugal), a European Footwear Confederation (CEC, Belgium), o Centro Tecnológico del Calzado de La Rioja (CTCR, Spain); o Calzatureiro Scral Polytechnic (POLICALZ, Italy); a Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi Din Iasi (TUIASI, Romania); e a byAr (Portugal), especialista no desenvolvimento de aplicações e soluções baseadas em realidade aumentada e imersiva.

Gostaria de dar vida à sua história?